terça-feira, 15 de setembro de 2015

Há que deixar nascer a flor


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Para que algo bom nasça no coração há que extrair o que impede e enfraquece a caminhada para o horizonte. Compreender mais a vida é o condutor para a alma que deseja evolução. Assim como a perseverança e a confiança são determinantes para a formiguinha, também deveriam ser para quem deseja progredir, acrescentando ainda a humildade.
O lamento desfalece a alma que sofre tantas investidas, ilusões, desilusões e ainda dificulta a compreensão de que todo ser é responsável por aquilo que cria. No entanto, a vida sempre ensina, o sol nasce todos os dias, o vento sopra, às vezes, forte, outros dias mais suavemente e depois do inverno, a primavera chega com as vivas cores, os cantantes pássaros, a brisa amena, o azul céu e os dias com cheiro de vida nova.E a cada amanhecer, a possibilidade de deixar para trás tudo o que fere a alma e atrasa sua emancipação surge antes mesmo dos primeiros raios solares; a oportunidade é viva e pulsante.
O coração ama o bom sentimento, mas há que soltar as tristes emoções; para que caiba mais paz, há que desconsiderar o tormento; é de muito bom grado nos examinarmos antes de destacarmos as imperfeições do outro espírito também em território de aquisição do progresso; há que ser mais amor do que a infeliz ausência dele; há que querer ser mais irmão do que inimigo; para recomeçar um novo tempo, há que renovar o coração soltando a pesada corrente da discórdia, inaceitação, reprovação, descontentamento, maldade.
A flor exala o suave perfume e encanta os mais distantes e inóspitos lugares, ela sempre será uma flor. Mas o mesmo espacinho, na terra,de seu caule, somente ele poderá ocupar, como a ciência já comprovou: um mesmo espaço, dois corpos não podem ocupar. Então deixemos a linda flor também no deserto, pois o que é bom se deve cultivar. O que destrói, entristece, atrasa, prejudica ambas as partes, quem doa e recebe, deve deixar de existir, torná-lo enfraquecido e sem importância.
E essa nova luz precisa iluminar de dentro para fora trazendo o bem-estar a seu emissor e seu receptor; as benéficas palavras são eficientes condutores e que para isso sejam utilizadas.
Há o bem e ainda o seu oposto, mas a renovação e o início da felicidade só resultam de ações e sentimentos benfazejos, ou seja, ordem natural no ciclo da vida.
O campo sempre está para receber a semente, mas o plantador que revolve e prepara a terra cria sempre melhores condições para felizes colheitas, pois no lugar da ociosidade empenhou o labor; há que sempre escolher o plantio.
E o nosso terreno mais primoroso é o coração.Em seu interior, infindáveis emoções podem povoar; os inquilinos são muitos, mas para moradores definitivos, há que muito observar, conhecer e decidir sempre pelos bondosos e mais nobres sentimentos que poderão conduzi-lo, de fato, a uma elevação na qual a paz, o amor, a bondade, o entendimento serão permanentes e os donos naturais para o caminho produtivo.
Do campo da vida, as ervas daninhas precisam ser extirpadas para não enfraquecerem as flores que já estão floridas e todas aquelas que desejam nascer.
O amor é a mais linda delas. Em todos os jardins, essa flor é a mais iluminada, eterna, protetora e refazedora tanto de um coração como de todos os infinitos milhões deles.
Há que deixar o amor florescer... sempre.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário