domingo, 4 de outubro de 2015

Questões que as religiões dogmáticas não conseguem explicar


Estudo divulgado pela BBC Brasil revela que o cultivo da religião pode acabar em nove países que integram o grupo das nações consideradas ricas, seis deles situados na Europa, dois na Oceania e um na América do Norte.
O estudo, divulgado durante um encontro da American Physical Society, baseia-se em pesquisa feita a partir de dados colhidos nos censos realizados desde o século 19 em diferentes países do mundo, e sua conclusão é bem clara: a religião pode ser extinta em nove deles.
A pesquisa identificou essa tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e na República Tcheca, que apresenta o índice mais elevado, com 60%.
Utilizando um modelo de progressão matemática, que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem sobre uma pessoa para que faça parte de um grupo não religioso, o levantamento evidencia que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nos países citados. Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.
Trata-se de uma tendência que vem, sobretudo nas últimas décadas, se acentuando, como observa Richard Wiener, pesquisador vinculado a um centro de pesquisa em ciência avançada subordinado ao Departamento de Física da Universidade do Arizona. "Em muitas democracias seculares modernas – diz ele –, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião."
Um ponto que ressalta da notícia acima é o fato de que em todas as nove nações mencionadas a religião cristã sempre foi predominante, seja na sua feição católica, seja na sua feição protestante. Como sabemos, trata-se de uma religião que se caracterizou ao longo dos séculos por seu dogmatismo.
As características das doutrinas dogmáticas foram examinadas por Kardec no livro Obras Póstumas, págs. 181 e seguintes.
Segundo essas doutrinas, a alma, independente da matéria, é criada no nascimento de cada ser; sobrevive e conserva a sua individualidade depois da morte; sua sorte está, desde esse momento, irrevogavelmente fixada; seus progressos ulteriores são nulos; ela será, consequentemente, por toda a eternidade, intelectual e moralmente, o que era durante a vida. Sendo os maus condenados a castigos perpétuos e irremissíveis no inferno, disso ressalta, para eles, a inutilidade completa do arrependimento. Deus parece, assim, recusar-se a lhes deixar a oportunidade de reparar o mal que fizeram. Os bons são recompensados pela visão de Deus e a contemplação perpétua no céu. Os casos que podem merecer, pela eternidade, o céu ou o inferno, são deixados para a decisão e o julgamento de homens falíveis, a quem é dado absolver ou condenar.
Essas doutrinas ensinam também a separação definitiva e absoluta dos condenados e dos eleitos; a inutilidade dos auxílios morais e das consolações para os condenados; a criação de anjos ou almas privilegiadas isentas de todo trabalho para chegarem à perfeição.
As doutrinas dogmáticas citadas não conseguiram, porém, solucionar até hoje estes graves problemas que interessam a toda a Humanidade:

1º De onde vêm as disposições inatas, intelectuais e morais, que fazem com que os homens nasçam bons ou maus, inteligentes ou idiotas?
2º Qual é a sorte das crianças que morrem em tenra idade? Por que entram elas na vida feliz sem o trabalho ao qual outras estão sujeitas durante longos anos? Por que são recompensadas sem terem podido fazer o bem, ou privadas de uma felicidade sem terem feito o mal?
3º Qual é a sorte dos cretinos e dos idiotas, que não têm consciência de seus atos?
4º Onde está a justiça da miséria e das enfermidades de nascimento, uma vez que não são resultado de nenhum ato da vida presente?
5º Qual é a sorte dos selvagens e de todos aqueles que morrem forçosamente no estado de inferioridade moral, em que se encontram colocados pela própria Natureza, se não lhes é dado progredir ulteriormente?
6º Por que Deus cria almas mais favorecidas umas do que as outras?
7º Por que chama a si, prematuramente, aqueles que teriam podido se melhorar se tivessem vivido por mais longo tempo, tendo em vista que não lhes é dado avançar depois da morte?
8º Por que Deus criou anjos, chegados à perfeição sem trabalho, ao passo que outras criaturas estão submetidas às mais rudes provas, nas quais têm mais chances de sucumbir do que de sair vitoriosas?

Além de não darem a estes problemas uma explicação minimamente razoável, essas religiões firmam-se em dogmas que, como ninguém ignora, não conseguem suportar o avanço vertiginoso da ciência, deixando seus profitentes ao desamparo, o que contribui certamente para a intensificação da tendência apontada na pesquisa a que nos referimos.
Em face disso, caso não ocorra uma mudança significativa no modo como essas religiões se apresentam, não há dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, o materialismo acabará por arrebanhar uma fatia expressiva dos que ainda confiam no que ouvem do púlpito.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário