terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Atitudes e palavras que renovam o coração


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@g­mail.com
De Londrina-PR

Seguem alguns relatos ocorridos em dias de Natal, mas que poderiam ser vivenciados todos os dias.
“Feliz Natal, meu filho!” Essa foi a frase que ouvi e com a qual pude sentir a minha primeira grande felicidade. Era véspera de Natal e até aqueles meus dez anos e meio, a única família que conhecia eram as freiras do orfanato e todos os outros esquecidos órfãos. E o dono daquela voz me pegou no colo num abraço imensamente carinhoso e protetor e me disse que daquele momento em diante eu teria um lar, uma mãe e um pai, uma cama, um cachorro, muito cuidado e amor e todas as condições para me tornar um homem de bem, uma pessoa feliz. E daquele momento até agora neste relato, sou um homem feliz e já constituindo família... esposa... filho... cachorro... cuidado e muito amor.

• • •

Para mim, uma jovem senhora de sessenta anos, as palavras que mudaram minha vida, numa manhã de Natal, foram estas: “Sabemos que é um diagnóstico preocupante, mas, antes de qualquer coisa, Deus é o nosso Pai, Ele tudo pode e o impossível, para nós, realiza. Vamos ter fé... mas não a fé para a realização apenas do que queremos, mas a fé necessária para a nossa evolução”. Essas palavras me fortaleceram e me confortaram inteiramente e, agora, após vinte anos, estou curada da enfermidade acometida e o médico que as proferiu, carinhosamente se tornou o filho que nunca pude ter.

• • •
   
Todas as vezes em que vejo o pôr do sol, laranja, sinto até o cheiro das flores silvestres da montanha dourada – como apelidamos esse lugar – naquela tarde de dezembro, na qual me via tão deprimido por ainda não receber nenhuma proposta de trabalho depois de concluído o curso de pós-graduação na área de pesquisas médicas. Toda a economia de minha família havia sido investida em meus estudos e há um ano eu   aguardava uma oportunidade. A fome se instalara na família e, nessa tarde de Natal, me ajoelhei no topo da montanha, de frente para o intocável horizonte e, com os olhos embargados pela lágrima desesperada, roguei a Deus uma luz... um trabalho para poder me manter e meus pais também. Então, uma mão tocou meu ombro e me passou um papel; era para eu procurar uma pessoa cujas informações estavam anotadas, nome e endereço. Não sei de quem era aquela mão e no turbilhão de muito desespero nem me preocupei em saber; na verdade, não vi ninguém. No outro dia, após me recompor um pouco, fui ao local endereçado e pude, então, vivenciar um abençoado e lindo acontecimento: Estava, à minha frente, um dos maiores cientistas em pesquisas médicas laboratoriais. E hoje, aos oitenta anos, recordo o presente que transformou minha vida e compartilho a grande estrada construída, nessas décadas, de tantas descobertas em medicação. Tudo isso por alguém ter confiado em mim e me amparado. A frase que me acompanhou na vida e me fortaleceu foi a seguinte: “Acredito em você e no bom trabalho que poderá realizar”.

• • •

Era inverno e, à noite, na véspera de Natal, entrei para me proteger do frio numa capela onde acontecia a celebração natalina. Fiquei bem escondidinha no fundo do recinto, não tinha trajes adequados para a ocasião... de fato, tinha apenas aquela troca de roupa e graças a Deus, havia ganhado de uma senhora, bondosa, um casaco que me aquecia. A rua era o meu lar e a indiferença me acompanhava. Mesmo sem querer chamar atenção, discretamente quase escondida, fui percebida por uma senhora muito elegante. Após a celebração e sem observar como essa senhora se aproximou de mim, ela me perguntou: “Desculpe-me, mas você precisa de alguma coisa?” Essas palavras tão doces e respeitosamente pronunciadas me emocionaram com uma energia nunca vivida antes, pude sentir tantos bons sentimentos juntos... senti-me uma pessoa plena. Então, demorei um pouco para lhe responder, até recobrar a razão da realidade. E fui tão sincera. Eu lhe respondi que somente tinha fé e nada mais... nem casa, nem comida, nem o mínimo material do que uma pessoa necessita para sobreviver. Ela me ouviu com olhos tão carinhosos e claros de bondade. Após eu terminar, ela me ofereceu: “Se aceitar, pode vir comigo. Terá casa e comida e necessito de sua vontade de trabalhar”. Sorri timidamente e ainda acrescentei: “Tenho minha fé e muita vontade de trabalhar”. Neste Natal se completam vinte anos que conheci o respeito, a ternura, a solidariedade e o amor de uma só vez nas palavras e atitudes tão carinhosas dessa senhora elegante que se tornou meu anjo disfarçado de minha muito estimada patroa.

• • •

Quando tinha dez anos e era uma menina franzina, ainda não sabia nem ler nem escrever. Frequentava a escola, mas a situação familiar, em todo aspecto, era extremamente delicada... muita pobreza, relacionamento ruim entre meus pais, nenhuma palavra de carinho... apenas uma pessoa se importava comigo, minha professora. E como ela me acompanhara diariamente, aquele ano, pôde observar toda minha dificuldade. Ela sempre me atendia com ternura e gentileza e quando o ano letivo acabou e fui para a série seguinte, mesmo sem ter as duas habilidades – a escola não podia reprovar nenhum aluno, era compromisso do núcleo de ensino daquela época -, a querida professora se dispôs a me dar aulas de reforço em sua própria casa, pois percebera toda a minha tristeza em ainda não ser capaz. Quanta generosidade e afeto! E eu percebendo todo o seu esforço, eu mais me comprometi e me dediquei. Até que dois dias antes do Natal, como uma luz que se ilumina, comecei a ler e a escrever. Quanta felicidade, senti! Os olhos da minha professora eram diamantes brilhosos com a lágrima da alegria por essa tão abençoada realização. E no dia de Natal daquele ano, com muita timidez, fui à casa da professora e lhe entreguei um cartão – que levei algumas horas a escrever tantos agradecimentos – cujo último parágrafo nunca esqueci, assim estava: “Eternamente você será a minha professora, mas também um pouco mãe... amiga e uma flor querida, carinhosa, gentil e paciente que estará todos os dias em meu pensamento”. E tantos anos depois, mesmo com inúmeros outros acontecimentos, inclusive com todo o tempo dedicado ao meu Doutorado em Educação, dessa minha professora nunca poderei me esquecer. Desde aquele Natal passei a amar as letras, as palavras, a educação e tudo de maravilhoso que é possível criar com esses maravilhosos recursos.
E, então, mais um Natal se aproxima. Quais são as atitudes e palavras que nos marcaram? A bondade, a generosidade e o ato caridoso podem ser realizados todos os dias não só nessa ocasião. Uma palavra carinhosa pode mudar uma vida; uma ação generosa pode curar um coração. Pois bem, que os dias possam ter a sensibilidade que o Natal desperta e que Jesus nos ensina e, assim, o amor se fará mais presente do que a sua ausência no cotidiano da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário