sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Como deve proceder a pessoa que desconfia que seja médium?


Um leitor pergunta-nos como deve proceder a pessoa que desconfia que seja médium, em face de alguns fenômenos inusitados que vêm ocorrendo em sua vida. Que deve ela fazer? Como deve lidar com o fato?
O tema mediunidade tem sido, com frequência, objeto de perguntas enviadas por leitores.
Lembremos aqui alguns conceitos acerca do tema que podem ajudar o leitor a compreender melhor a questão.
Diz Allan Kardec que toda pessoa que sente num grau qualquer a influência dos Espíritos é médium, ou seja, intermediário entre desencarnados e encarnados. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, pois, um privilégio exclusivo e poucas são as pessoas que não revelem rudimentos dela, o que nos permite dizer que, de um modo geral, todos somos médiuns.
Costuma-se, porém, aplicar o qualificativo de médium apenas àqueles cuja faculdade medianímica é claramente caracterizada e traduz-se por efeitos patentes e de certa intensidade.
Existe um diagnóstico para saber se alguém é médium?
Não há. Os sinais físicos pelos quais algumas pessoas julgaram ver indícios não têm nada de certo. A faculdade mediúnica se encontra nas crianças e nos velhos, nos homens e nas mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral.
Não há senão um meio de verificar se a faculdade existe: é experimentar.
Os sintomas que anunciam a mediunidade variam ao infinito. Martins Peralva os enumera: reações emocionais insólitas, calafrios e mal-estar, sensação de enfermidade, irritações estranhas... Algumas vezes, porém, pode a faculdade mediúnica eclodir sem nenhum sintoma, exuberante, espontânea.
É por isso que a paciência, a perseverança, a boa vontade, a humildade, o estudo e o trabalho constituem fatores de extrema valia na educação e no desenvolvimento da faculdade mediúnica.
Registre-se, contudo, que o mais comum é vermos a mediunidade vinculada à dor, sobretudo no seu início, o que não é difícil de compreender, uma vez que vivemos em um mundo de expiações e provas, habitado por seres encarnados e desencarnados com os quais nos afinizamos e em quem predomina a imperfeição moral, expressa na forma de inveja, ciúme, ódio, despeito, vingança e tantos outros filhos do orgulho e da ignorância.
São as vibrações decorrentes dessas imperfeições que o médium iniciante, com a sensibilidade ampliada, passa a sentir, sem ter ainda condições de lhes oferecer resistência, o que lhe virá posteriormente com o trabalho nobre, a perseverança no bem, o estudo sério, a oração e a vigilância. 
Que fazer quando surja espontaneamente a faculdade mediúnica numa pessoa qualquer?
O correto nesse caso é deixar o fenômeno seguir seu curso normal: a Natureza é mais prudente do que os homens e a Providência é sábia, porquanto, tendo seus objetivos, o menor deles poderá ser o instrumento das maiores realizações. É sempre útil, em tais casos, procurar pôr-se em relação com o Espírito para saber o que ele deseja. Os seres invisíveis que revelam sua presença por efeitos sensíveis são, em geral, de categoria inferior e que podemos dominar pelo ascendente moral. É esse ascendente moral que é preciso adquirir. Com isso, em lugar de entravar os fenômenos, o que raramente se consegue, o médium acaba impondo-se ao Espírito, ao invés de ser por ele dominado, o que lhe permite dar passividade apenas no momento em que isso seja conveniente.
Seria importante ao leitor informar-se sobre o tema e, quando possível, buscar auxílio no Centro Espírita mais próximo, onde receberá, com certeza, a orientação necessária.
Sugerimos, por fim, que o leitor e demais interessados leiam os textos abaixo indicados, todos eles publicados na revista O Consolador, nos quais diversos aspectos relacionados com o tema mediunidade são examinados:
Normas a observar no desenvolvimento mediúnico:
Oportunidade do desenvolvimento mediúnico:
Adaptação psíquica no desenvolvimento da mediunidade:
Sinais precursores da mediunidade: mediunidade como prova:
A educação mediúnica e a evangelização do médium:



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário