terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Ode, em prosa, à felicidade e à esperança


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@g­mail.com
De Londrina-PR

Quantos lindos desejos o coração cria e aguarda, em algum momento, a sua realização!
Ver a justiça em sua plena atitude nas pequenas coisas como nos definidos acontecimentos.
Sentir a amizade enlaçar e poder ainda olhar docemente para os olhos amigos. Entender antes de tudo que o amor é a real sustentação desse encontro.
Manter a alma em paz, pois as ações são bondosas e fraternas, como as flores nascidas nos jardins e as brilhantes estrelas no céu.
Observar a vida com mais alegria e agradecimento, pois Deus é o criador, é o nosso Pai.
E rir das imprevistas e engraçadas ocorrências, sem a preocupação de disfarçar o tropeço do momento. E sorrir para quem se conhece e ama e para os que, às vezes, se poderá ver única vez.
Querer compreender mais poesia que somente ouvir tragédias gregas e atualizadas. Repetir a rima sem se importar se é rica ou pobre... simplesmente poetizar.
Valorizar as coisas boas que o homem faz... e são tantas... que bom! O bem é discreto, e simples, e bondoso, e evoluído... apenas quer ser realizado no maior número que puder.
Caminhar ao lado do animalzinho respeitando-o para que seus olhos sejam mais alegria e menos medo, pois ele é capaz de apaziguar e amar sem pedir nenhuma recompensa, ato que ainda muitos corações humanos não são capazes.
E sob o céu azul ou acinzentado e o brilho do sol dourado ou mais suave, mesmo com calor ou frio, inspirar o ar, sentir a emoção de aqui estar e reconhecer agradecidamente a ocasião bendita. O pastor no campo continua a cuidar de suas ovelhas.
Os olhos que tudo olham e observam poderem ser mais felizes e menos tristes, preocupados, desesperançosos. E que mesmo se houver pouco ainda assim haverá... tudo é transitório.
Render-se à beleza rica e natural do Planeta e naquela pequenina joaninha colorida ou na quase invisível formiguinha compreender a vida que nelas pulsa e transforma num único universo todos os seres em plano e tempo diferentes.
E com mais ternura e mansidão ajudar os novos amanheceres a serem mais puros e cativantes da amizade em nossa vida. Sabe-se que os dias bons ou ruins foram rascunhados por nossa mão, mas comandados por nosso coração... nosso sentimento. Ninguém é mais altivo que ninguém entre nós, existem, sim, estágios conquistados. E quem mais conquistou é mais simples e suave, pois sabe de sua condição.
De mãos dadas, sentir o pulso da vida, a vontade de caminhar, mas apenas com a felicidade de o maior número de almas poder junto avançar. O sentido egocêntrico ficará enfraquecido e se envergonhará diante da marcha da fraternidade.
O sorriso se sentirá à vontade para se estampar no rosto e nos olhos, sem ter motivo certo, simplesmente por saber que fará bem ao doador e, curativo, ao seu receptor. Tão espontâneo, a bondade será prevalecente.
E as pessoas serão felizes, e amistosas, e bondosas, e delicadas, pois o medo, o orgulho e a maldade não terão importância e o que é irrelevante não possui energia para subsistir. No entanto, a confiança e o amor perdurarão... eternamente.
A liberdade será livre como deve ser, sem algemas disfarçadas, de corpo e alma, de palavra e sentimento... o ser será liberto para a sua conquista e a ajuda alheia, assim como as ternas e suaves borboletas.
Os peixinhos, os grilinhos verdes, as estrelas, as crianças, os adultos, as árvores, os animais, as cores, o bem, a bondade, a amizade, a paz, a justiça, a alegria, a poesia, as doces prosas e a liberdade habitarão o Universo de forma esplêndida e poderão verdadeiramente sentir e viver a vida, presente absoluto, pois o amor será valorizado em sua plenitude. E assim sonhar já realizando, para o mais breve possível, a aconchegante e plena vivência.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário