quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Pílulas gramaticais (187)


Relembraremos aqui, a partir desta semana, alguns dos erros mais comuns que ocorrem no uso do nosso idioma:

Fazem três anos.
O correto: Faz três anos.
Explicação: quando exprime tempo, o verbo fazer é impessoal: Faz 15 dias que ele foi internado. Faz três séculos que isso se deu.

Houveram muitos acidentes este ano.
O correto: Houve muitos acidentes este ano.
Explicação: quando significa existir, o verbo haver é invariável: Havia na festa muitas pessoas. Há neste país muitos casos de corrupção.

Para mim fazer.
O correto: Para eu fazer.
Explicação: o pronome mim não pode ser sujeito de oração.

Entre eu e você.
O correto: Entre mim e você.
Explicação: depois de preposição (entre, para, de...) usam-se os pronomes mim e ti, no lugar de eu e tu: Chegou esta carta para ti. Maria enviou um lindo presente para mim.

Há cinco anos atrás.
O correto: Há cinco anos.
Explicação: esse tipo de frase já indica fato passado, não sendo preciso, pois, acrescentar-lhe a palavra “atrás”.

Mau-humorado.
O correto: Mal-humorado.
Explicação: humorado é um adjetivo. Mal é advérbio. Como sabemos, a classe gramatical que modifica o sentido de um adjetivo é a dos advérbios: mal-intencionado, mal-acostumado, mal-agradecido.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário