domingo, 10 de janeiro de 2016

Rir faz bem ao corpo e também à alma


Embora os nossos avós já soubessem que “rir faz bem à saúde”, uma série de estudos e pesquisas permite hoje que afirmemos, com base na ciência, que o bom humor e o cultivo de sentimentos positivos concorrem de modo efetivo para a prevenção e o tratamento das enfermidades.
Quando rimos, rimos com o corpo todo, ensina o psiquiatra americano William Fry, da Universidade Stanford, e um dos efeitos disso é a redução da liberação dos hormônios associados ao stress, o cortisol e a adrenalina, que, quando em excesso, enfraquecem as defesas do organismo e elevam a pressão arterial, criando o cenário ideal para o desenvolvimento de infecções e do infarto.
As pesquisas sobre os benefícios do humor para a saúde humana são muitas e variadas.
O patologista Lee Berk, do Centro de Neuroimunologia da Universidade de Loma Linda (Califórnia), monitorando diariamente a pressão arterial e as taxas de adrenalina de um grupo de pacientes que haviam infartado, apurou que os pacientes que assistiam meia hora por dia a uma comédia televisiva sofreram menos episódios de arritmia, apresentaram redução da pressão arterial e tiveram de tomar menos remédios contra angina, comparativamente com um grupo de indivíduos não submetidos à mesma terapia. A recorrência de infarto no primeiro grupo foi de apenas 8%, enquanto no outro atingiu 42%.
Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) concluiu que os indivíduos que se irritam intensamente e com frequência têm três vezes mais probabilidades de sofrer um infarto do que os indivíduos calmos. Para Janice Williams, responsável pela pesquisa, a influência do mau humor no desencadeamento de doenças cardiovasculares é comparável à obesidade, ao tabagismo e ao sedentarismo.
Pesquisa feita com cinquenta estudantes de Direito dos Estados Unidos, conduzida por Suzanne Segerstrom, da Universidade de Kentucky, revelou que o otimismo pode fortalecer o sistema imunológico ou, pelo menos, reduzir os efeitos do stress.
A influência do bom humor e do riso sobre o corpo humano pode, como vemos, ser mensurada e traduzida em fatos tão positivos quanto as leis físicas, porque com o riso o ritmo cardíaco se acelera e aumenta a oxigenação dos tecidos, a inalação do ar é mais profunda e a expiração mais forte, os músculos abdominais são estimulados e melhora a digestão, os vasos sanguíneos se dilatam, produzindo baixa da pressão arterial, os níveis dos hormônios do stress se reduzem, o sistema imunológico se fortalece e, por fim, as células de defesa do organismo aumentam em quantidade e tornam-se mais ativas.
Rir – vê-se, pois, – faz bem à saúde, mas não apenas à saúde do corpo, porque é também muito bom viver ao lado de pessoas otimistas e bem-humoradas. Você não acha?


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário