terça-feira, 5 de janeiro de 2016

São apenas almas mais antigas


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@g­mail.com
De Londrina-PR

Muitas vezes, um jeito de ser – não quero me referir à palavra comportamento, pois pode parecer uma abordagem muito técnica e o objetivo aqui simplesmente é apresentar algumas características da alma que já adquiriu mais tempo de experiência e aprendizado em suas sucessivas jornadas – introspectivo; empático; solitário “feliz”; capaz de observar além do comum, como perceber a comunicação das flores, em vez de somente as suas cores; compreender que todo mecanismo possui uma ciência própria; por meio do horizonte, sentir a emoção de um tempo e sentir tanta saudade de casa... do verdadeiro lar, pois se encontra numa viagem; um jeito assim... são apenas singelas características de quem já viveu e aprendeu um pouquinho mais.
Há estágios incontavelmente variados; esses níveis são imensuráveis. Cada alma se encontra no passo de seu próprio desenvolvimento. Nem todas passam pela mesma caminhada de evolução, pois o livre-arbítrio é definitivo nas circunstâncias, no entanto, todas vão florescer.... rápido ou lentamente. Graças a Deus isso é mais um presente nos dado pelo Pai.
E os olhos mais vividos trarão a doçura, a bondade, a ternura, o altruísmo com a paz da moral se aprimorando e se solidificando; a alma mais antiga não é determinada apenas pelo tempo, muito além, é pelo seu nobre desenvolvimento. E essas almas tantas vezes são incompreendidas!
Elas são tachadas, incomuns, porém, são apenas mais bondosas, doces, cujo olhar se encaixa no padrão visionário. Também se surpreendem enormemente com as ínfimas atitudes assistidas, mas, ao mesmo tempo, compreendem que estágios em todos os graus caminham sob o céu.
Percebem as ocasiões com mais otimismo e mesmo na situação aflitiva reconhecem a oportunidade que a vida lhes oferece. Amam o abraço e valorizam a conversa quando os olhos se olham. O entusiasmo é marcante; pequenos projetos tornam-se grandes acontecimentos, pois sabem que, nos modestos trabalhos, a simplicidade é a grandeza de tudo.
E esse jeito de ser ainda é composto pela valorização da Ciência; a fé cega é desastre certo. Essas almas se encantam com o exercício que a Ciência apresenta, explica e comprova, entretanto, admira e contempla a força maior que tudo criou: Deus.
Sofrem pela pequenez das almas, a caminho, as que exageram com o orgulho, vaidade, egoísmo, desamor, mas alegram-se quando rememoram que também já foram pequeninas e cresceram, e infinitamente há ainda a se melhorar. Ouvem muito mais do que falam e não insistem para impor suas opiniões. A voz é leve e são muito simples.
Talvez até convivamos com almas mais antigas e não nos demos conta ainda, pois julgamos apenas sua forma diferente. E além de tudo são de notável cordialidade.
Assim, almas de todo o tempo estão na caminhada dos dias e todas rumam para o progresso e a eternidade. No entanto, é muito bom ter as antigas companheiras ao nosso redor, pois com esses exemplos, podemos, também, nos aperfeiçoar e quem sabe, num breve porvir, sermos as almas mais antigas com condições de amparar.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário