domingo, 28 de fevereiro de 2016

A maçonaria e o Espiritismo


Há no meio espírita muitos maçons, do mesmo modo que militam no seio da maçonaria muitos espíritas.
Perseguida de forma contundente e sistemática pela Igreja de Roma, a maçonaria encontrou no âmbito do Espiritismo uma acolhida que se verificou também no sentido inverso, de tal modo que as relações entre um e outra são antigas e fraternais.
Em uma época não muito distante, havia no Rio de Janeiro um periódico católico que punha em destaque em todas as edições esta frase: “Eis os nossos inimigos” e, em seguida, os nomes Maçonaria, Espiritismo e Comunismo, o que fez também com que muitos ativistas do comunismo no Brasil mantivessem relações estreitas com confrades nossos, como companheiros de sofrimento comum que procuram reunir-se para somar forças.
Lemos na Revista Espírita de 1864 (Edicel, págs. 121 a 126) três comunicações ali postas por Kardec que comentam as relações entre o Espiritismo e a franco-maçonaria.
Na primeira delas, Guttemberg (Espírito) diz que todo maçom iniciado é levado a crer na imortalidade da alma e no Divino Arquiteto e a ser benfeitor, devotado, sociável, digno e humilde. Ali se pratica a igualdade na mais larga escala, havendo, pois, nessas sociedades uma afinidade evidente com o Espiritismo. Asseverando que muitos maçons são espíritas e trabalham muito na propaganda desta crença, Guttemberg prevê que no futuro o estudo espírita entrará como complemento nos estudos abertos nas lojas.
Na segunda mensagem, o Espírito de Jacques de Molé afirma que as instituições maçônicas foram para a sociedade um encaminhamento à felicidade. Numa época em que toda ideia liberal era considerada crime, os homens precisavam de uma força que fosse emancipada por suas crenças, suas instituições e a unidade de seu ensino. “Nessa época – diz Molé – a religião ainda era, não mãe consoladora, mas força despótica que, pela voz de seus ministros, ordenava, feria, fazia tudo curvar-se à sua vontade.”
Concluindo, Jacques de Molé profetiza: “O Espiritismo fez progressos, mas, no dia em que tiver dado a mão à franco-maçonaria, todas as dificuldades estarão vencidas, todo obstáculo retirado, a verdade estará esclarecida e o maior progresso moral será realizado e terá transposto os primeiros degraus do trono, onde em breve deverá reinar”.
Na terceira mensagem, o Espírito de Vaucanson observa que Guttemberg foi contemporâneo do monge que inventou a pólvora – invenção essa que transformou a velha arte das batalhas –, enquanto a imprensa trouxe uma nova alavanca à expressão das ideias, emancipando as massas e permitindo o desenvolvimento intelectual dos indivíduos.
A franco-maçonaria, contra a qual tanto gritaram, contra a qual a Igreja romana não teve anátemas em quantidade suficiente, e que nem por isso deixou de sobreviver, abriu de par em par as portas de seus templos ao culto emancipador da ideia. “Em seu seio – diz ele - todas as questões mais sérias foram levantadas e, antes que o Espiritismo tivesse aparecido, os veneráveis e os grão-mestres sabiam e professavam que a alma é imortal e que os mundos visível e invisível se intercomunicam.”
Segundo Vaucanson, o Espiritismo encontrará no seio das lojas maçônicas numerosa falange compacta de crentes, sérios, resolutos e inabaláveis na fé, porque o Espiritismo realiza todas as aspirações generosas e caridosas da franco-maçonaria.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário