terça-feira, 29 de março de 2016

Os dois lados do crescimento


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Muitas situações, vistas por um modo, são tristes e merecedoras de compaixão, mas as mesmas situações, observadas por outra forma, são brilhantes simplesmente a serem lapidados, no entanto, tesouros. Sempre dependerá se as observações forem a partir dos olhos do coração, pois eles veem oportunidade enquanto a razão, muitas vezes, só quer exaltar o desigual e trágico estado.
Se nada acontece por acaso e estamos onde devemos estar, há que viver sempre com mais amor, pois ele nos oportuniza compreensão e otimismo diante dos acontecimentos e evita a indignação e a inércia frente às ocorrências incompreendidas. Inúmeras ocasiões tristes e nefastas recebem todo o contorno de algo bem mais necessário que visível.
A doença congênita ou surgida no decorrer dos anos possui a indicação, no mínimo absoluto, ao doente do momento e, em alta porcentagem, a ele e aos companheiros de convívio. Se é uma enfermidade passageira, rechear o trato ao enfermo com muita paciência carinhosa aproximando-se um pouquinho mais para conhecer o outro universo. Caso seja uma doença progressiva, ou congênita ou mais duradoura esforçar-se para enxergar nos outros olhos o brilho que poderia ser o do nosso olhar. Então, ao invés de sentir pena ou inconformação e negar ajuda, receber esse momento com alegria e fazer o melhor aos envolvidos, pois tudo na vida é passageiro da mesma forma que toda semente germinará. Muito provável que uma grande dificuldade seja o desencadeamento para uma futura existência bem mais feliz, pois os débitos quitados e os resgates vividos trazem a liberdade para o espírito.
Assim, em casos de escassez financeira, mesmo com a falta até do necessário, inúmeras vezes, essa realidade é a indicada para grupos de espíritos conquistarem, num próximo momento, dias mais amenos e corações mais leves por alcançarem o aprendizado. Nada se perde, tudo se transforma, mas nessa observação algumas atitudes precisam de abstinência para transformações benéficas suscitarem; o egoísmo, a impaciência, o orgulho, a prepotência, a vaidade, a incompreensão, o desrespeito estão entre os primeiros a serem cerceados, pois como haverá um jardim lindo e colorido se arbustos grosseiros se inserirem entre as doces flores?
Se algum dos cinco sentidos não é presente, pois que haja agradecimento pelos outros restantes podendo, sim, desenvolvê-los com mais sensibilidade; se as mazelas ainda crescem à luz da contemporaneidade quantos bons atos nascem sob essa mesma luz; se numa sala de aula muitos dos alunos não se interessam pelos estudos, mas e todos os outros com o desejo de se tornarem reconstrutores de um terreno mais profícuo. Cada um de nós se encontra num tempo e num grau de desenvolvimento.
A situação comovente, atual, de uma pessoa pode ser a melhor que seu espírito até agora pôde experienciar. Indispensável é cada coração querer e poder realizar o melhor em seu momento e tão relevante também é desejar mais ver a vida com os olhos singelos do coração.
O mesmo livre pássaro voando no céu é a mesma ave que um dia deixou o ninho, solitário, de sua mãe.
Sempre haverá duas maneiras para se observar uma situação, no entanto, por não existir acaso, as situações são sempre para algum aprendizado no progresso da eternidade da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário