terça-feira, 19 de abril de 2016

Asas alongadas para lindos voos


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Um dos exercícios mais benéficos para a compreensão e, consequentemente, a felicidade é o alongamento de nossas asas em busca de lindos voos pelo conhecimento. É uma atitude que depende exclusivamente da própria vontade, pois a partir dessa primeira etapa, as condições são criadas para esses incomparáveis passeios.
Quando as partículas de conhecimento são conquistadas elas se tornam multiformes; algumas vezes, recebem o nome de tolerância, muitas outras, de compreensão que, aliás, é uma variação maravilhosa. E nossas asas adoram se alongar.
Não há um tempo exato, logo todo segundo é precioso; não há uma fonte para apreensão, mas incontáveis maneiras para todo nível; não há apenas um mestre, no entanto, todos podem aprender e ensinar. A vida é a mais completa escola a céu aberto e tantas apostilas nos são entregues e em quantas disciplinas podemos nos matricular, dependerá exclusivamente da vontade.
O conhecimento gera uma das características principais ao espírito: a liberdade. À medida que se conhece, também se criam opiniões mais embasadas e coerentes deixando de viver sob a opinião alheia. É magnífico criar o seu próprio consenso fundamentado. E percebe-se o verdadeiro conhecedor por sua discrição, segurança e simplicidade, pois a sabedoria possui o refinamento discreto, ela é indiscutível.
Quantos voos essas asas podem propiciar; quantos espaços se podem preencher com algo realmente a nos completar. E do alto, mais se pode apreciar, compreender e averiguar com amplitude, ou seja, o pequeno pontinho antes visto aumenta-se para um todo e ainda com um belo horizonte. Sem esquecer que tudo o que se aprende é tesouro eterno, não se perde e muito menos pode ser roubado.
A leitura universal e saudável é um recurso extraordinário para libertar-se dos barbantes curtos que insistem em prender e impossibilitar imensuráveis voos; também há uma medida imprescindível para alcançar essa liberdade, conversarmos conosco como se fôssemos uma criança desejando aprender, então nos explicarmos com amor e carinho que nada é pior do que o orgulho de imaginar que já se tem algum aprendizado sem a necessidade do infinito ainda a se conhecer.
E quanto mais humildade houver, vontade, curiosidade pelo novo também serão maiores a claridade e a expansão diante de nós, pois simultaneamente os universos externo e interno se dimensionarão. O conhecimento alegra demais o espírito. E a partir do momento que este compreendeu o magnífico benefício, com toda felicidade, não haverá recuo nem sequer desistência das futuras aquisições no mundo da sabedoria.
Não há um tempo ideal para o conhecimento, há um perfeito tempo para o seu começo: quanto antes melhor, mais liberdade e alegria para o universo que deseja imensamente alongar suas asas e conhecer lugares, pensamentos, história, teorias e criar sua própria opinião acerca da vida.
Que agora possa ser o início do alongamento de muitas asinhas, pois o Universo deseja demais ver os seus voos e tenho certeza de que há infinitos ângulos a serem descobertos com tanta riqueza a se explorar. Ah, e caso encontre algum universo tímido e inseguro para o voo, por favor, com suas asas mais alongadas, dê a motivação e a segurança para essas asinhas também poderem levemente voar.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/ 




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário