terça-feira, 26 de abril de 2016

Contos e crônicas


Enquanto os pássaros azuis não vêm

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Nem tudo é como se deseja. Nem sempre se ouve o que se espera. Nem a maneira cordial está presente nas atitudes, aliás, a cordialidade é pouco corriqueira nos dias de hoje. Nem há, muitas vezes, o reconhecimento dos fatos positivos comprovados. Nem se podem admirar os pássaros azuis nas tardes de outono certos dias, às vezes, os azuis estão tristes nos ninhos. Nem sempre se pode viver como simplesmente se deseja. Algumas vezes, o coração estremece não só por amar, mas porque ele se sente como os pássaros azuis.
E a insensibilidade alheia é notável e a desconsideração é sua companheira. E esses olhos agem como se nada houvesse acontecido e os outros olhos que os observam se enchem de lágrimas que, aos poucos, se transformam em energia para realizar o contrário de tudo que sofreram. Então, esse brilho se transforma em força, alegria e desejos já quase realizados. Esse brilho reflete a sabedoria. E o céu começa a ficar azul como os pássaros e o raio de sol, mais quentinho. Estes olhos só querem ver um caminho frutífero e aproveitar todas as oportunidades, as de cores primárias e as pintadas de cinza sem cor.
Os atos inapropriados e insensatos bastam uma só vez, por serem tão primitivos não devem ser retribuídos aos seus criadores, ao passo que a atitude cortês, respeitosa, leal e bondosa precisa ser atualizada e ser essência nos presentes dias. A bondade é maravilhosa.
Talvez quem fere é por ainda não ter aprendido a não ferir e ainda a ser ferido. Sim, sabe-se que cada coração conquistará a sua paz, compreende-se também que cada coração sabe de si e que cada um responderá por sua atitude, palavra, sentimento. Portanto, todo bom exemplo deve ser copiado e todo exemplo incorreto e desaconselhável deve ser identificado e repelido; é necessário que se entenda o prejuízo que ele causa.
Se já se sabe o que é bom na vida, esforçar-se para, na maior parte dos dias, poder realizá-lo sem se importar se os envolvidos são de exemplares atitudes ou tristes palavras.
A sabedoria consiste no aproveitamento das possibilidades e oportunidades apresentadas da maneira como são, pois assim é sabedoria. Quando o propósito é o crescimento, a linda flor ou a pedra cinza são meios para a ascensão. Sem dúvida, o nosso jardim será tão mais aprazível se possuírem mais flores que pedras cinza, logo, nossa escolha terá sido a melhor, mas sem depender do que nos é apresentado. Cada escolha, sua própria colheita.
E quando a cordialidade, a bondade, o sensível ato e o respeito forem presenciados em maior número nos simples momentos, os ninhos estarão cada vez mais vazios, pois os pássaros azuis contornarão adoráveis desenhos no céu e eles estarão muito felizes colorindo a vida.
O que importa não é como a oportunidade vem, o que importa é o surgimento da ocasião para o bem sempre.
E assim cada vez mais os pássaros azuis estarão alegres e livres voando pelo infinito, pois as palavras serão mais doces, as atitudes mais bondosas e os olhos conterão mais amor.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário