quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pílulas gramaticais (199)


No capítulo dos equívocos geralmente cometidos no uso do idioma português, eis mais cinco casos:

“Evite que a bomba expluda.”
O correto: Evite que a bomba possa explodir.
A explicação: o verbo “explodir” só apresenta as formas em que depois do “d” vêm as letras “e” ou “i”: explode, explodiu, explodiram. Não existem, pois: explodo, expluda, exploda.

“Ele disse o que quiz.”
O correto: Ele disse o que quis.
A explicação: não aparece a letra “z”, mas sim “s”, nas formas verbais do verbo querer: quis, quisesse, quiseram, quiséssemos.

“A tese onde o autor diz...”
O correto: A tese em que o autor diz...
A explicação: o pronome “onde” deve ser usado apenas quando se refira a lugar: A casa onde ele mora. O jardim onde plantou a roseira. O parquinho onde as crianças brincam. Nos demais casos devemos usar “em que”: A tese em que o autor diz isso. O livro em que fixou suas memórias. A entrevista em que relatou o caso.

“Eu não puz a mesa, como ela pediu.”
O correto: Eu não pus a mesa, como ela pediu.
A explicação: não existe a letra “z”, mas sim “s”, nas formas verbais do verbo pôr: pôs, pus, pusesse, puseram, puséssemos.

“João possue muitos bens na cidade.”
O correto: João possui muitos bens na cidade.
A explicação: o verbo possuir apresenta no presente do indicativo as seguintes formas: possuo, possuis, possui, possuímos, possuís, possuem.


*

“Davi levou a mão ao peito, deu um grito e tombou fulminado por violento e brutal enfarte do miocárdio, sobrevindo-lhe, momentos depois, a morte corpórea.”
Um leitor estranhou no texto acima, extraído de um livro psicografado por Divaldo Franco, a palavra enfarte e perguntou-nos se o correto não seria infarto.
Em casos assim, tanto faz escrever infarto, enfarte ou enfarto. As três palavras estão registradas no VOLP e são sinônimas.
Infarto [do lat. infartu, part. pass. de infarcire, var. de infercire] designa o fenômeno patológico em que se produz zona de necrose consequente à hipóxia, na maioria dos casos por trombo(s) ou êmbolo(s); é o mesmo que enfarto e enfarte.




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário