quarta-feira, 4 de maio de 2016

Pílulas gramaticais (203)


As cinco frases seguintes contêm erros de conjugação ou de concordância verbal. Veja se consegue detectá-los:
1. Traz-me o lápis, amigo, e não te distrai, visto que, de outro modo, farás tudo errado.
2. Não corre tanto, Maria. Você sabe muito bem quanto meu pai se contraria quando te vê cair.
3. Ide todos à festa e digam-me depois o que vistes de interessante.
4. Não te zanga por isso, nem liga importância a esse assunto.
5. Recebe o abraço deste teu amigo que o estima e não deixa de me escrever sempre que possa.
Eis as frases depois de gramaticalmente corrigidas:
1. Traga-me o lápis, amigo, e não se distraia, visto que, de outro modo, fará tudo errado. (Alternativa: Traze-me o lápis, amigo, e não te distraias, visto que, de outro modo, farás tudo errado.)
2. Não corras tanto, Maria. Sabes muito bem quanto meu pai se contraria quando te vê cair.
3. Vão todos à festa e digam-me depois o que viram de interessante. (Alternativa: Ide todos à festa e dizei-me depois o que vistes de interessante.)
4. Não te zangues por isso, nem ligues importância a esse assunto.
5. Recebe o abraço deste teu amigo que te estima e não deixes de me escrever, sempre que possas.
*
Como se escreve: glosa ou grosa?
Depende do que se quer dizer, pois ambas as palavras existem.
Grosa significa: doze dúzias; lima grossa com que se desbasta madeira, ferro, ou o casco de cavalgaduras; faca de fio embotado, para descarnar peles.
Glosa significa: nota explicativa de palavra ou do sentido de um texto; comentário, interpretação; anotação marginal ou interlinear; censura, crítica; cancelamento ou recusa, parcial ou total, dum orçamento, conta, verba, por ilegais ou indevidos; (pop.) suspensão, cancelamento; (brasileirismo) composição poética, ordinariamente formada de quatro décimas, às quais servem de mote os quatro versos de uma quadra.




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário