terça-feira, 14 de junho de 2016

Contos e crônicas



A carta de uma sábia senhora

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Caras pessoas,
É com carinho que lhes escrevo esta carta.
Na vida, em sua essência verdadeira, ser rico não é adquirir dinheiro e bens materiais, mas, sim, aprender e conquistar os nobres valores que todo coração realmente precisa compartilhar e sentir. Valores tão imprescindíveis e insubstituíveis, valores que completam, e fortalecem, e trazem o sentido de alegrar o coração a cada novo amanhecer. Pode-se começar com a solicitude, ação compreensiva de quando alguém necessita de um ombro, uma palavra, um olhar mais bondoso, de um abraço apenas que conforte sem nenhum julgamento. É um meio de ser solícito.
Continuando.
Outros valores para a sensível riqueza, podem ser a honestidade, o otimismo, a bondade, a mansidão, a simplicidade, a ternura, o perdão, a paciência... e outros tantos vinculados ao amor, pois tudo o que é valioso apreende a energia amorosa.
A honestidade é nobre, pois estende a verdadeira palavra, olhar e conduta ao Universo; as crianças e os idosos confiam e os adultos assimilam como exemplo.
Viver com o semblante deprimido e desacreditado é sinal de que é o mesmo sentimento latente no espírito; então, o otimismo foi criado para trazer a esperança decorada com as gotas de felicidade... e o sorriso do coração transparecer no sorriso dos lábios.
E a bondade, que é o toque carinhoso à alma bondosa e à que recebe o brando afago, cura os corações necessitados com palavras e atitudes simples, profundas e verdadeiras.
O tempo ensina tanto e os acontecimentos capacitam e fazem crescer.
Como os sininhos graciosos tocando com o sopro do vento, a mansidão acalma com a harmonia lançada aos quatro lados do mundo.
Falando suavemente, a simplicidade abraça sem olhar quem é, pois vê antes de tudo a igualdade, sabe que todos foram criados da mesma forma pelo Pai Onipotente.
Com o doce sorriso, a ternura se apresenta tão delicada; seus olhos são de doçura e seu abraço, inteiramente, aconchegante. Essa bem-vinda menina possibilita tantos acontecimentos benfazejos e amorosos.
Seguindo com amor, o perdão dissolve os nós doídos e frios que os corações são passíveis de dar e, aos poucos, dos nós, laços suaves começam a ser criados.
E sem a paciência, qualquer pequena eventualidade pode se transformar em caos, sofrimento, na falta de grandes realizações e progresso. Para tudo há um tempo. É assim para o curso natural da vida. No entanto, todo ser vivo e, principalmente, os munidos de inteligência possuem responsabilidade e o nível se eleva conforme o grau de compreensão.
E quanto mais se vive mais se entende que as grandezas da vida são as que o coração pode sentir. Então, caras pessoas, foi com imenso carinho que lhes deixei essas singelas palavras, pois, bens materiais, não faço nenhuma questão de lhes deixar, além de serem totalmente efêmeros, só o que de fato necessitam, todos são capazes de conquista.
Observem mais se a verdadeira essência está presente em suas vidas. No entanto, é sempre momento para as renovações, é sempre momento para a direção certa da luz guiar o espírito.

   Com imensa estima,
a sabedoria do tempo


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário