terça-feira, 27 de setembro de 2016

Contos e crônicas



Multiplicai o que o Universo vos concedeu

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

O conhecimento é energia magnífica, mas quando se forma para agir. O que vale conhecer e enterrar para si? Simplesmente nenhuma utilidade. Quando mais se compartilha conhecimento, maior é a evidência do progresso coletivo. O que já se conquistou é eterno e o que se compartilha é inteiramente prosperidade.
É engraçado, aliás, melhor dizendo, é lamentável a atitude mesquinha de pessoas que se recusam a passar adiante o aprendizado, o conhecimento adquiridos, pois alegam muito trabalho para conquistá-los e não os compartilharão. Outra situação infeliz é quando pessoas semi mesquinhas passam adiante apenas pequena porcentagem do que sabem, também alegam muito esforço para adquirir o suposto conhecimento. Pobres de nós se o Universo não quisesse compartilhar suas virtudes tão belas e benéficas! Pobres de nós! No entanto, o Universo abençoado está aberto para cada um de seus habitantes.
E se as pessoas que tanto já nos ensinaram e tanto compartilharam conosco não o fizessem por motivos também egoístas e amesquinhados, de fato, não nos encontraríamos com todos os próprios passos rumo ao progresso. Na vida, as leis são muito perfeitas e não há nenhum esconderijo onde se possa ocultar sequer uma inocente ação, ou pensamento, ou sentimento; todos são lançados ao Universo e se transformam em estrelinhas brilhantes ou em breves desenhos incolores e disformes.
Conhecer é o que nosso espírito tanto almeja, pois conhecimento gera liberdade e o espírito, livre das prisões criadas por ele, estará bem mais próximo da verdadeira felicidade e das condições reais do que uma centelha tem para viver. E como é magnífico crescer, compreender, progredir. A liberdade é o maior objetivo.
Podemos nos libertar e podemos ajudar outros corações a também se libertarem. Quanto mais conhecermos, menos serão as faltas, a não ser que o livre-arbítrio ainda não deseje colaborar para o avanço. No entanto, um fato é decisivo: somente a conduta no bem é capaz de criar uma estrada mais amorosa e em paz.
E o compartilhamento do que se conhece é uma atitude sensível, bondosa e consciente, pois que nada neste mundo nos pertence, já que tudo é existente, porém, o que já se adquiriu apenas prosperará em outros universos individuais e nunca deixará um coração para habitar outro, mas poderá fazer parte cada vez mais de um número maior de corações. À medida que se é capaz de compartilhar o conhecimento, a compreensão de nobreza começa a despertar.
Tanto desejamos, mas devemos contribuir, esse é um ensinamento e o Universo é abundante, tudo se multiplica. É um indescritível contentamento quando outros olhos assimilam a pequenina lição ministrada por nosso olhar, nossa vontade, nossa compreensão, já que, incansavelmente, abençoados olhos, gestos e exemplos nos ensinam.
Se hoje conquistamos alguma orientação foi pelo motivo de que outros seres, antes de nós, por amor e bondade, registraram o desenvolvimento de algo sempre renovado, a vida; e, assim, com um pouco mais de luz, podemos caminhar emancipando nossa alma por meio da boa conduta aliada ao conhecimento. E um fator decisivo é a multiplicação das benfazejas ações como ocorreu com a multiplicação de pães e peixes, já que a partilha do conhecimento será sempre benefício e nunca prejuízo para nenhuma parte.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário