terça-feira, 1 de novembro de 2016

Contos e crônicas



A mais positiva essência de um ser

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Um gatinho agirá como um, pois é a natureza a que pertence. Um tigre se comportará como um já que é o próprio animal. A ave da mesma forma e todos os outros animais serão o que são, logo a sua autenticidade será irrevogável. Eles naturalmente sabem que não é vital, muito menos duradouro, aparentarem o que de fato não são.
A verdade é a que se carrega no coração e a que se revela no olhar, na palavra, na atitude, na sensação. Nada perdura sem que ainda não seja. Mas a vida, criação suprema de Deus, é tão imensamente abençoada e o amor é a nobreza do Pai que todo dia geram oportunidade para melhorarem um pouquinho do infinito que ainda há. E se o conteúdo do coração não é admirável é o momento perfeito de iniciar pelo menos por uma breve reflexão.
E quanto mais bondoso for o conteúdo, mais agradável será a energia deixada no ambiente e incorporada à renovação do Universo. Com o bem, o todo é beneficiado, e com o seu oposto, o todo, prejudicado. Ingênuo pensamento quando sua atitude desfavorável surge de uma ação que se imagina não ter sido observada. A vida possui olhos, ouvidos, percepção e sentimento. A energia gasta em passar-se pelo que ainda não alcançou é bem maior do que a investida para o progresso. A maioria dos corações, com exceção dos puros, ainda muito precisa do desenvolvimento em tantos aspectos. Ser o que realmente é e demonstrar esse comportamento é um dos atributos abençoados: a autenticidade. E, assim, o coração, por ser ele mesmo, poderá desenvolver-se e terá tranquilidade e percepção para observar e identificar as necessárias reformulações.
Se não há como tornar o que ainda não é real em verdade, tão mais compreensivo, natural e pacífico é criar os meios para a desejada realidade. Muitas vezes, apenas a atitude de reconhecimento do que é preciso conquistar já é um notável êxito, pois sem a compreensão não se alcança nenhuma estrada por mais que se esteja próximo, logo a distância, mesmo mínima, não deixa os pés trilharem o caminho apropriado.
Não é ser aparentemente perfeito sem ter aprendido que trará alegria, no entanto, é o aprendizado que completa o coração. É a assimilação com o embasamento que responde às questões brotadas na vida. E ser exatamente o que ainda é torna-se energia para alcançar características melhores para a fundamental renovação.
Algo muito desapontador é aguardar uma nobre atitude ou comportamento de alguém que possui aparentemente uma imagem, porém, sem ser ainda a imagem verdadeira. Quando a essência é mais valiosa do que a aparência, de fato, é uma ocasião de surpresa feliz e admirável, pois os grandes realmente são simples e humildes e esse não ser mais do que aparenta deveria ser o objetivo natural de todo ser humano.
Dessa forma, mais necessário é ampliar o conhecimento e colocá-lo em prática, lembrando-se continuamente de que o mais será menos e o menos será mais em muitos comportamentos. Algo definitivamente positivo é não desejar parecer mais do que ainda não é, pois quando isso ocorre e é descoberto tanto descontentamento é gerado para ambas as partes e a reversão disso não é tão simples, pois demandará reconquista e confiança.
E assim como o gatinho que age como verdadeiro gatinho, o ser humano só tem a crescer quando agir com estágio ao qual ainda pertence para com segurança aprimorar-se e conquistar novas e verdadeiras estradas de crescimento, salvo os grandes espíritos que agem humildemente e com discrição, pois já começaram a apreender a notável grandeza da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário