sábado, 19 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Diálogo com o vento

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Em conversa rápida com seu filho, Joteli lhe disse que faz questão de viver, no mínimo, até os 89 anos, como ocorreu com a mãe de meu secretário. Em resposta, Leinad, o filho, disse-lhe, filosoficamente, que a vida terrena está nos desígnios de Deus. Como exemplo, citou o caso de um jovem de trinta e poucos anos, namorado de sua amiga, que morreu de infarto aos 32 anos.
É, leitor, a vida é um sopro. Por isso Jesus afirmou que “O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para aonde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João, 3:8).
Um pé de vento soprou, então, em meu ouvido: — O amigo fala sobre mim?
— É exatamente a seu respeito que acabei de falar, meu caro sopro.
— Não confundais as coisas, meu filho, o sopro é a minha voz... Eu sou o vento que sopra sobre vós, mas não sabeis de onde venho, ó alma dura. Pois agora dir-vos-ei quem sou, de onde venho e para onde vou.
— Quem é você?
— Já vos disse, e se tivésseis olhos de ver e ouvidos de ouvir saberíeis quem sou. Eu sou manifestação de quem sempre foi, é e será: puro Espírito, a quem importa adoreis “em espírito e em verdade” (João, 4:24).
— Ah, já sei! Você é o sopro da vida, manifestação de Deus.
— Exatamente, vosso servo e vosso senhor.
— Mas isso é um contrassenso, onde já se viu alguém ser servo e senhor ao mesmo tempo?
— Isso dependerá do que fizerdes de mim. Como estou em toda a parte e, por conseguinte, dentro, como também fora de vós, se fizerdes bom uso de mim, ter-me-ás como vosso servo. Caso contrário, ser-vos-ei implacável senhor dos destinos. Vede os moinhos, quanta utilidade nas grandes fazendas. Observai o ventilador, que, ainda hoje, refresca muita gente do calor. O deslocamento dos veículos... Em toda a parte eu me faço presente, a todos servindo, inclusive no ato de respirar, refrescar... Inspirai, porém, gás carbônico e morrereis. Obedecei aos meus impulsos salutares, na respiração e em todos os instrumentos úteis que, mercê de minha força e poder, vós construís e tereis vida gloriosa. Vosso servo, pois, mas também senhor de vossa vida.
— E de onde você vem?
— Venho do Universo, como parte do hálito Divino, de sua Vontade e de seu Poder.
— E para onde vai?
— Vou a toda parte, pois onde estou e aonde sopro, a vida se manifesta como parte de mim. De mim saístes, portanto, e para mim voltareis. Mas é preciso que a vossa luz adquira o brilho próprio destinado por mim a todos os meus filhos.
— É verdade... “Brilhe a vossa luz”, disse-nos o Cristo (Mateus, 5:16).
— Sim, filho meu, a luz também está no ar, éter quintessenciado, que sopro em cada ser. Entretanto, somente quando este se libertar de todas as impurezas da matéria, como as bactérias, assim como as larvas mentais, estará em condição de ascender aos meus braços. Sair da horizontalidade da animalidade e entrar na verticalidade do Espírito é a meta de todos vós.
Então concluí, leitor amigo, que a vida está nos desígnios de Deus, mas somente quem a alimenta com os textos sagrados e se esforça para colocá-los em prática está a caminho de ter vida em abundância, seja no corpo físico ou no espiritual. Comece pela leitura d’O Evangelho Segundo o Espiritismo para respirar o mesmo ar calmo do jovem galileu, nosso Mestre Jesus.
“Examinai tudo e retende o bem” (Paulo, I Tessalonicenses, 5:21).






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário