terça-feira, 22 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Entre os campos de flores e as paisagens gris

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Comumente se ouvem queixas sobre o avanço da idade. Pessoas reclamando que a vida está passando rápido demais e pouco é possível de realizar-se. No entanto, outras pessoas comentam alegremente que a vida é a mais linda e nobre oportunidade. Mesmo tempo, mesmo espaço, no entanto, atitude e visão diferentes. Naquelas ressoam algum tipo de insatisfação com elas mesmas ou com algo ao redor; estas simplesmente começam a reconhecer a nobreza abençoada de viver.
Quando as observações são feitas com sentimento de gratidão pelo mais nobre ato, a vida, nada mais é necessário, tudo – a vida ‒ já está evidente. Tão mais agradável é o coração leve, em paz e feliz. Ver os verdes prados; sentir o vento tocar a pele; ouvir sobre tantos presentes; poder, a cada amanhecer, refazer a ação que ainda não resultou num satisfatório termo, saborear as frutas e todos os alimentos produzidos pela sensível doce terra. Além de realizar o mínimo esperado para o feliz sorriso da vida, esta se tornará tão iluminada simplesmente pela percepção, em sua grandeza, de mais um coração querer compreendê-la.
Os dias não precisam de nós, tudo continuará, as flores lindas; o ar vital; a água, fonte da continuidade da nobre condição; os pássaros, no passeio no céu; os animais, no habitat apropriado; a natureza, com toda cor, cheiro e benéfica realização. No entanto, nós precisamos de tudo o que o Pai criou, e precisamos, antes ainda, compreender e reconhecer o que nos é ofertado e a partir dessa paciente preparação, quem sabe – o que deveria ser tão mais natural –, iniciarmos os passos de celebração à vida. Não é necessário sofrermos ou despendermos tanta energia salutar para de forma leve e em paz vivermos os dias que tanto nos acolhem, com o seu tempo e suas fases que nos direcionam. Tudo é tão mais singelo e maravilhoso.
Será abençoadamente bom quando o valor por amanhecer nascer junto com o primeirinho raio de sol. Sem contar que as pessoas com a compreensão dessa grandeza são mais agradáveis, risonhas, pacientes, amorosas... são bem mais cheias de vida que as de contrário sentimento. Nem é preciso comparar qual segmento de pessoa encanta e felicita o todo. Esperar mais uma existência perder-se por falta de lapidação, de fato, é um perturbador atraso. Momentos difíceis existem, mas passam; o que não se deve ocorrer é o descarte de mais um presente concedido: uma existência.
E quem possui a sabedoria de ver a vida com a sua nobre beleza será sempre a criança feliz e simples correndo nos campos floridos do desenvolvimento, pois não envelhecerá, já que o frescor da alegria mantém a leveza no ser físico e no espiritual ser. Buscar o entendimento é uma atitude inteiramente positiva e não possui um tempo definido ‒ só na velhice ‒ nem espaço declarado, quanto antes mais felicidade, que seja agora, então. O tempo que se espera é a demora para sentir-se feliz. Portanto, o coração descobrirá o que mais deseja encontrar.
Imenso horizonte é o plano de fundo para as mais lindas paisagens que se aproximam em planos diferenciados. A cada passo, que os pés busquem a relva verdinha e suave e que os dedos, com delicadeza, queiram tocar as flores coloridas. Que os olhos percebam mais as belas imagens e que as palavras pronunciadas sejam incomparavelmente mais amorosas.
Na verdade, o estado do espírito e o seu desejo é que trarão a faculdade para encantar-se ou sentir-se desencantado em meio ao mais precioso ato de amor: a experiência da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário