terça-feira, 8 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Desejar viver é reconhecer a grandeza da vida

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Imensurabilidade é o termo mais próximo de tudo o que ainda há para viver. No entanto, em tudo o que há para acontecer são necessários três norteadores: foco, força e fé. Sem essas bases, muita energia será despendida e nenhum caminho conquistado, pois girar em volta de um ponto não favorece nenhuma paisagem no horizonte.
Quando o foco existe, ou seja, o objetivo, a indecisão ou a procura por algo deixa de consumir tempo e energia, logo já se sabe por que deseja imprimir sua atenção. Determinar o foco é enorme conquista na caminhada, pois com essa definição tantos outros despertamentos e realizações ocorrem. Talvez uma das mais desgastantes situações é não saber o que deseja seguir, qual trilha trará a satisfação interior. Deveras, quando não se identifica o desejado caminho, quanto vazio é sentido, porém, todos os seres descobrirão mais cedo ou mais tarde o que completa o coração.
E à medida que se encontra o foco é necessário força para a sua realização, entretanto, a força nascerá a partir da crença do que não se pode ver ou de algo que não se pode explicar com razão específica. A força será percebida com a ajuda da fé que acredita numa energia superior capaz de realizar feitos inoperantes aos olhos físicos; capaz de levar os passos a lugares inimagináveis; de fazer palavras simples, mas amorosas, cessarem guerras inteiramente orgulhosas; de amparar quem nunca sequer permitiu ser amparado. A fé permite a ausência de luz tornar-se em clarão da vida, o solo seco e arenoso transformar-se em produtivos campos de cores e alimentos.
Se uma das combinações perfeitas de progresso são o foco, a força e a fé não há como muito separá-los. Sem força nem fé não se realizará o objetivo, pois a energia de realização não será exercida, e se houver força, porém, sem objetivo, para onde direcionar o impulso, e caso sejam verificados foco e força, o que acontecerá quando essa energia desgastar, logo, somente a fé poderá reabastecê-la, pois traz tanto bem.
A partir da observação de que a vida possui uma cadência natural e cada um pode ajustar certa porcentagem de direção e forma de conduzir-se, sinceramente, quanto bem-estar, alegria, satisfação e consequência originária serão constatados. Se há uma linda paisagem com flores multicoloridas e pequenas ruas que levam por esse tão agradável lugar, dependerá de cada um desejar conhecê-lo e usufruí-lo ou, então, sentar-se no chão e, apaticamente, olhar para baixo sem observar nenhuma novidade ou, ainda, olhar para o céu e pedir o que já está tão perto e não é capaz de enxergar.
Foco, força e fé são opostos de falta de ânimo, aversão ao progresso, prostração. De fato, há momentos mais debilitantes, no entanto, devem ser apenas momentos, pois a oportunidade da vida é infinitamente superior a essa sequidão de alguns ínfimos instantes. Ouvir o canto dos felizes pássaros, sentir o vento no rosto e o calor do sol, poder ir e vir e quando o corpo não for suficiente poder viajar a qualquer tempo e lugar por meio do pensamento, beber a água que mata a sede e comer o alimento que se transforma em energia, e quando a consciência da grandeza da vida chegar ao coração perceber que é impossível apreciar de uma só vez toda a nobreza extraordinária existente e, por isso, o Criador, em sua incomparável sabedoria, criou as existências para que a sua criatura, aos poucos, pudesse conhecer, apreciar e vivenciar o mais notável acontecimento, a vida.
Logo, com tanto amor, seria a maior desfeita e incompreensão estar na vida sem ânimo, por isso quando se buscam o foco, a força e a fé para viver significa que a gratidão pelo maior dom também já começa a ser reconhecida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Um comentário:

  1. DE FATO, NESTES MOMENTOS DE GRANDES MUDANÇAS NO MUNDO TODO, SERÁ PRECISO JUSTAMENTE ISTO, NO QUE ESTOU DE PLENO ACORDO:FOCO, FORÇA E FÉ DESTRUINDO O PESSIMISMO, O DESÂNIMO DE QUEM SÓ OLHA PARA BAIXO, QUANDO, É DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA OLHARMOS PARA FRENTE, E, POIS, PARA CIMA: COM DEUS E COM JESUS.
    fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir