sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Iniciação aos clássicos espíritas




Depois da Morte

Léon Denis

Parte 2

Continuamos o estudo metódico e sequencial do livro Depois da Morte, obra de autoria de Léon Denis. Nosso propósito é que esta sequência de estudos sirva, para o leitor, de iniciação aos chamados clássicos do Espiritismo.
Cada texto compõe-se de duas partes:
- questões preliminares
- texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final de cada estudo. 

                        Questões preliminares

A. Hermes foi reencarnacionista?
B. Em que obra Platão expôs sua doutrina acerca da reencarnação?
C. Os Druidas comunicavam-se com os mortos?
D. Que ensinamentos nos foram legados pelos Druidas?

Texto para leitura

25. No Egito o sacerdote podia sair de qualquer classe social e era o verdadeiro governante do país: os Reis eram por ele escolhidos. (P. 32)
26. A esfinge – cabeça de mulher em um corpo de touro, com garras de leão e asas de águia – era a imagem do ser humano que emerge da animalidade para atingir a nova existência. (P. 33)
27. Ao iniciado o sacerdote relatava a visão de Hermes, transmitida oralmente de pontífice a pontífice e esculpida nas criptas. (P. 34)
28. A voz da luz disse a Hermes que há duas opções para o destino do Espírito humano: a escravidão na matéria e a ascensão na luz. (P. 34)
29. A doutrina ensinada por Hermes era reencarnacionista. (P. 35)
30. Os sacerdotes egípcios conheciam o magnetismo, o sonambulismo, curavam pelo sono e praticavam largamente a sugestão. (P. 36)
31. Imponente figura domina o grupo dos filósofos gregos: Pitágoras, que estudou durante trinta anos no Egito. (P. 39)
32. Para Pitágoras, a evolução material dos mundos e a evolução espiritual das almas são paralelas, concordantes, e uma explica a outra. (P. 40)
33. A ciência secreta ensinava que um fluido imponderável se estende por toda parte e penetra em tudo. Agente sutil, sob a ação da vontade, modifica-se e transforma-se, afina-se e condensa-se segundo o poder e elevação das almas, que se servem dele e tecem com ele sua vestimenta. (P. 41)
34. Toda a Grécia acreditava na intervenção dos Espíritos nas coisas humanas, e Sócrates tinha o seu daimon ou gênio familiar. (P. 42)
35. Na Grécia, no Egito e na Índia, os mistérios consistiam em uma só coisa: o conhecimento do segredo da morte, a revelação das vidas sucessivas, a comunicação com o mundo oculto. (P. 43)
36. Sócrates e Platão continuaram a obra de Pitágoras, mas Sócrates não quis iniciar-se, ao contrário de Platão, que foi ao Egito e foi admitido nos mistérios. Voltando, juntou-se aos pitagóricos e fundou a Academia. (P. 44)
37. A teoria da reencarnação e das relações entre vivos e mortos foi exposta claramente por Platão no Fedro, no Fedon e no Timeo. (P. 44)
38. Ao tempo em que a Índia já se organizara em castas, na Gália as instituições tinham por base a igualdade entre todos, a comunidade dos bens e o direito eleitoral. (P. 47)
39. A filosofia dos Druidas afirma as reencarnações progressivas da alma na escala dos mundos e essa doutrina inspirava aos gauleses uma coragem indômita e tal intrepidez, que eles caminhavam para a morte sem medo. (P. 48)
40. Os gauleses tinham fé tão grande nas existências futuras que emprestavam dinheiro para serem reembolsados em outros mundos. (P. 48)
41. Castos, hospitaleiros, fiéis à sua crença, os Druidas eram eleitos e sua iniciação exigia vinte anos de estudo. (P. 49)
42. A alma, segundo os Druidas, percorre três ciclos a que correspondem três estados sucessivos: em anoufn, sofre o jugo da matéria e este é o período animal; em abred, cumpre o ciclo das transmigrações e, quando se liberta das influências corpóreas, atinge gwinfid, ciclo dos mundos beatificados ou de alegria. (P. 51)
43. Os Druidas comunicavam-se com o mundo invisível: as Druidesas e os Bardos davam os oráculos. (P. 53)
44. A comemoração dos mortos é uma instituição gálica: as honras aos Espíritos não eram, porém, prestadas nos cemitérios, mas nas casas, onde os Bardos e os videntes evocavam as almas dos mortos. (P. 53)
45. O Druidismo fortalecia nas almas o sentimento do direito e da liberdade, mas lhe faltava o conceito da solidariedade. Os gauleses se sabiam iguais, mas não se sentiam bastante irmanados; daí a falta de unidade, que foi a ruína da Gália. (P. 54)

Respostas às questões preliminares

A. Hermes foi reencarnacionista?
Sim. A doutrina ensinada por Hermes era reencarnacionista. Além disso, os sacerdotes egípcios conheciam o magnetismo e o sonambulismo. (Depois da Morte, capítulo III, pp. 35 e 36.)
B. Em que obra Platão expôs sua doutrina acerca da reencarnação?
A teoria da reencarnação e das relações entre vivos e mortos foi exposta claramente por Platão no Fedro, no Fedon e no Timeo. (Obra citada, capítulo IV, p. 44.)
C. Os Druidas comunicavam-se com os mortos?
Sim. As Druidesas e os Bardos davam os oráculos. (Obra citada, capítulo V, p. 53.)
D. Que ensinamentos nos foram legados pelos Druidas?
A admissão das reencarnações sucessivas, a comunicação com o mundo invisível e o fortalecimento do sentimento do direito e da liberdade. A crença na reencarnação inspirava aos gauleses uma coragem indômita e tal intrepidez, que eles caminhavam para a morte sem medo. Os gauleses tinham fé tão grande nas existências futuras que emprestavam dinheiro para serem reembolsados em outros mundos. (Obra citada, capítulo V, pp. 48 a 54.)



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário