quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pílulas gramaticais (233)



Os jornais diários e a televisão exercem grande influência sobre a forma como escrevemos ou pronunciamos determinadas palavras.
Algum tempo atrás, em reportagem publicada pela Gazeta do Povo, de Curitiba (PR), numa matéria sobre os prejuízos que os clubes de futebol tiveram no campeonato estadual deste ano, o repórter escreveu: “Os clubes ainda não reaviram o que gastaram”.
Ele queria dizer que os clubes ainda não recuperaram os gastos feitos.
O verbo reaver [de re- + haver] significa: haver de novo; recobrar, recuperar. Exemplo: É difícil reaver o tempo perdido. Trata-se, porém, de um verbo irregular e defectivo, que se conjuga como o verbo haver, mas somente nas formas verbais em que aparece a letra “v”.
No pretérito perfeito, diz-se: ele reouve, eles reouveram. No pretérito mais-que-perfeito, ele reouvera, eles reouveram.
A frase publicada pelo jornal deveria, portanto, ser assim redigida: “Os clubes ainda não reouveram o que gastaram”.

*

Na transmissão de um dos jogos do Barcelona, pela Liga dos Campeões da Europa, o repórter de determinada emissora de TV referiu-se aos simpatizantes do Barcelona como a torcida catalana. O jogo realizava-se em Barcelona, cidade situada na Catalunha.
O certo é, no entanto, catalã, e não catalana.
Catalã é feminino de catalão [do esp. catalán], que significa: pertencente ou relativo à Catalunha (Espanha); o natural ou habitante da Catalunha; língua românica falada nas províncias espanholas da Catalunha e de Valença, nas ilhas Baleares e em Andorra (Pireneus); vocábulo dessa língua. 
A palavra catalana existe, mas como feminino de catalano, adjetivo que se refere a Catalão, cidade situada no Estado de Goiás.
Catalano significa: pertencente ou relativo a Catalão (GO); o natural ou habitante de Catalão. [Feminino: catalana.]




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário