terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Contos e crônicas



A luz deve estar no coração

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

A busca incessante em apaziguar o coração e acrescentar o que falta a ele é observado em todos os cantos e tempos. O maior desejo de um coração, mesmo implicitamente, é a conquista da paz, alimento para o seu autoconhecimento e compreensão da nobreza da vida. E a paz tão apreciada encontra-se nas simples e valiosas ações, palavras, sentimentos. É bem mais acessível do que se imagina, a qualquer hora pode-se iniciar sua apreensão simplesmente com a decisão de querer amar.
Quando os sentidos buscam o amor deixam de ser influenciados pelos infelizes e cortantes golpes que os paralisam rumo ao crescimento, rumo à luz. E assim será quando a centelha decidir-se pelo caminho novo, o início da felicidade. E aos singelos passos, compreenderá que bastarão os verdadeiros valores, aqueles que notavelmente possuírem a base da bondade e da singeleza, ou seja, a essência do amor.
E os dias correm numa perfeita cadência e não se repetem, não se atrasam, também não se adiantam, e por que isso seria diferente se o tempo é a oportunidade dos novos acontecimentos, dos abraços mais fortes, da oração amorosa, do beijo na face, do olhar que ampara e sorri o mais puro sorriso da renovação e da recriação de tudo o que ainda não foi benéfico, mas o será. O tempo a cada amanhecer é a ocasião para fazer melhor, para aprender, para aprimorar, para crescer.
Se houver um pouquinho de silêncio na mente, o coração poderá começar a sentir o que de fato é necessário a ele, compreenderá que com tão menos compromissos, preocupações, exigências, cobranças, concepções secundárias, ele poderá ser muito feliz, pois somente o que é real e bom importará. Bem mais sorrisos serão apreciados, brilho nos olhos, carinho, aperto de mão, abraço de verdade, agradecimento à vida, reverência a Deus.
Quando o coração se reformar, tudo o que é agradável e nobre poderá ser percebido, ganhará compreensão, o coração entenderá que não é o outro que deve iniciar a modificação, mas ele tão somente para ser feliz. A boa mudança deve partir sempre do interior e naturalmente presentear o Universo, lar definitivo, já que há as muitas moradas para cada ser.
Enquanto se está a caminho e hoje é o mais importante tempo, tão melhor fazer as pazes com quem, por um torpe motivo, não se fala; sorrir mais ao invés de afugentar os companheiros pela triste sisudez; amparar quem mais precisa em vez de reclamar; ouvir com calma quem muito precisa falar; repartir o pouco com o irmão que nada possui; cuidar da flora e dos animais; agradecer a água, necessitada de cuidado, o ar, o céu, o sol, a lua, o corpo físico e o astral, o espírito. Há tanto a agradecer.
E se neste momento os sinos de amor podem ser mais bem ouvidos e a sensação torna-se mais fraterna pelo reavivamento da proximidade com o Mestre ‒ embora sua presença seja natural ‒, é a hora certa para agir, pois depois de tantos erros, sofrimentos e vivências, o que se confirmará é o inigualável poder do amor. Decerto, durante todo o tempo, o que importará é o número de benfazejos atos, palavras, sentimentos e pensamentos realizados no decorrer da vida, pois esses nos levarão adiante e o seu contrário nos trará o desfalecimento e a lamentosa estagnação.
É Natal... é o momento especial para amar, ser feliz e contentar outro coração. As estrelas do céu desejam sempre lembrar que o amor é a mais nobre luz e que há continuamente a companhia tão bendita, protegida e amparadora de um irmão... de um abençoado irmão com o nome de Jesus, Mestre Jesus.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário