sábado, 6 de maio de 2017

Contos e crônicas


A conversão do ex-ateu Viriato Correa ao Espiritismo

Reendereçamento da crônica de 19 de julho de 1888 (Gazeta de Notícias)

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Acaba de ser dado um golpe de mestre pelos espíritas brasileiros. Apareceu no Rio de Janeiro um pesquisador de nomeada que estudou a fundo as manifestações do paranormal escocês Dunglas Home. Os fenômenos de efeitos físicos e mediúnicos desse cidadão escocês foram amplamente documentados por Adilton Pugliese em sua obra intitulada Daniel Dunglas Home: o médium voador, publicada pela EBM Editora, em 2013.
Eu dizia, em 1888, que outro médium renomado estivera na FEB, Rio de Janeiro, a qual “não achou que o homem valesse a fama”. Referi-me ao Dr. Slade. Vá a outras fontes, leitor amigo, saiba separar, com a ajuda de pesquisadores sérios, o joio do trigo. Diversos cientistas, filósofos e beletristas responsáveis, ao longo dos séculos, têm mudado sua visão materialista pela espiritualista e, em especial, espírita.
Um deles foi Viriato Correa, renomado escritor, em sua época, membro da Academia Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro que, em 1938, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. Viriato faleceu em 1967, em avançada idade (84 anos).
Sua conferência, feita em 1925, foi publicada em artigo da revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira, em três longos textos, cujo início se deu em setembro de 1970 e foi concluído em novembro desse ano. Tal é a riqueza de informações e beleza literária neles existentes que vale a pena comentar alguns dos seus pontos.
O douto conferencista iniciou narrando a fábula do coelho que vivia na toca e, sem jamais ter saído dali, foi nomeado rei. No final da história, esclarece ao leitor que, no dia de sua saída da toca, pela primeira vez, o rei coelho ficou tão deslumbrado com o que viu cá fora que abdicou do trono e foi muito mais feliz do que antes. Pois agora podia desfrutar a liberdade e os tesouros da natureza.
Viriato compara sua existência atual com a desse coelho. Diz ter sido ateu até os 42 anos, quando fatos extraordinários aconteceram com ele e, após ter lido O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, passou a ter uma nova visão sobre a vida humana e sua imortalidade. Agora, sim, compreendia Deus em sua onipotência, bondade e misericórdia, “o Deus que perdoa e consola, que não tem decisões implacáveis, que não tem infernos para penas eternas”.
E arremata, logo abaixo: “Hoje considerando as coisas, meditando sobre o tempo que passou, é que vejo o que havia de ridículo e de caricato no materialismo que me encheu tão longo período de vida”. O Espiritismo consola, esclarece e cura nossas mazelas físicas e espirituais. É o que Viriato Correia demonstra em sua conferência, rica de casos engraçados e marcantes que o fizeram abandonar completamente a visão materialista da vida, a qual nada de bom nos proporciona no futuro. Substituiu-a pela noção espírita clara, obtida, não somente por ele, mas por todo o buscador sincero da verdade.
Há fraudes? Com certeza, como em tudo o que se liga às ações do ser humano. Mas se sairmos da periferia e aprofundarmos nossas pesquisas sobre o assunto, não somente pela leitura das obras de pesquisadores honestos, como também pela observação e experimentação, que caracterizam os procedimentos científicos da Doutrina Espírita, certamente, nossa fé tornar-se-á inabalável, e a finalidade da vida será mais bem compreendida por todos nós: evoluir para a perfeição, que nos proporcionará a felicidade dos justos.
É então que nos vem à memória a pergunta de Allan Kardec: Qual destas duas doutrinas é melhor para nós, a materialista, que não nos dá qualquer perspectiva de sobrevivência após a morte, por nos assegurar o mergulho da alma no nada, após uma curtíssima existência no mundo; ou a espírita, que nos garante a sobrevivência após a morte física e a possibilidade de evolução e felicidade eterna? Eu fico com esta. E você, amigo leitor, qual delas escolhe?






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário