quinta-feira, 18 de maio de 2017

Iniciação ao estudo da doutrina espírita




As Leis Morais e sua divisão

Este é o módulo 28 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura. 

Questões para debate

1. De onde advém para o homem o conhecimento da Lei Divina ou Natural?
2. Quem é, dentre os missionários enviados por Deus à Terra, o protótipo da misericórdia divina?
3. Que tipo de Espíritos são os profetas, os sábios e os legisladores que Deus enviou e ainda envia à Terra com o fim de fazer progredir a Humanidade?
4. De acordo com a Codificação Kardequiana, as Leis Morais dividem-se em quantas partes? Quais são elas?
5. De todas as Leis Morais, qual é a mais importante?

Texto para leitura

Conhecimento e reencarnação
1. O conhecimento da Lei Divina ou Natural faz parte do progresso espiritual do homem, que se processa ao longo de incontáveis encarnações, visto que em uma única existência é totalmente impossível tal aprendizado.
2. Não basta, porém, que nos informemos a respeito dela. É preciso que a compreendamos no seu verdadeiro sentido para que possamos observá-la. Como ensina a doutrina espírita, todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. Um dia, no entanto, todos a compreenderão, porquanto é forçoso que o progresso se efetue.
3. Kardec, instruído pelos Espíritos Superiores, diz-nos que em todas as épocas da Humanidade e em todos os quadrantes da Terra sempre houve homens de bem inspirados por Deus para auxiliar a marcha evolutiva do ser humano.

Caráter do verdadeiro missionário
4. Profetas, sábios, legisladores têm sido os instrumentos de que o Pai se utilizou para que o homem, no ergástulo carnal, pudesse encontrar a rota segura que o levasse ao reino venturoso com que todos sonhamos. Dentre todos eles, avulta a pessoa de Jesus, o protótipo da misericórdia divina, o tipo mais perfeito que Deus ofereceu à Humanidade terrena, para lhe servir de guia e modelo.
5. Modelo a ser por nós seguido, ensinou pelo exemplo e pelo sacrifício, selando em testemunho supremo a excelência do seu messianato amoroso, por meio da doação da vida, incitando-nos a incorporar no dia-a-dia da existência a irrecusável lição do seu auto-ofertório santificante.
6. Os profetas, os sábios e os legisladores que Deus enviou e ainda envia à Terra são Espíritos Superiores que aqui se encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade. Tais Espíritos são possuidores de certa bagagem espiritual e, ao se comprometerem com essa ou aquela missão, para ela se preparam conscienciosamente antes do mergulho na carne.
7. Importante lembrar, no entanto, que os verdadeiros missionários de Deus ignoram-se a si mesmos, em sua maior parte. Desempenham sua missão pela força do gênio que possuem, secundados pelo poder oculto que os inspira e dirige a seu mau grado. Revelam-se, assim, por seus atos; não se proclamam missionários; são adivinhados; ao passo que os falsos profetas se dizem, eles próprios, enviados de Deus. O verdadeiro missionário é, pois, humilde e modesto; o outro, orgulhoso e cheio de altivez.

Subdivisão das Leis Morais
8. As Leis Morais são, como já foi visto, uma subdivisão da Lei Natural.
9. Estabelecidas pelo Supremo Pai, são elas de todos os tempos e, invioláveis, constituem o roteiro da felicidade que o homem alcançará mediante o seu progresso espiritual.
10. De acordo com a classificação adotada pela Codificação Kardequiana, as Leis Morais se subdividem, para efeito de estudo, em dez leis: adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor e caridade.
11. A última delas – a lei de justiça, amor e caridade – é de todas a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras.

Respostas às questões propostas

1. De onde advém para o homem o conhecimento da Lei Divina ou Natural?
O conhecimento da Lei Divina ou Natural faz parte do progresso espiritual do homem, que se processa ao longo de incontáveis encarnações, visto que em uma única existência é totalmente impossível tal aprendizado.
2. Quem é, dentre os missionários enviados por Deus à Terra, o protótipo da misericórdia divina?
Jesus.
3. Que tipo de Espíritos são os profetas, os sábios e os legisladores que Deus enviou e ainda envia à Terra com o fim de fazer progredir a Humanidade?
Os profetas, os sábios e os legisladores que Deus enviou e ainda envia à Terra são Espíritos Superiores que aqui se encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade. Tais Espíritos são possuidores de certa bagagem espiritual e, ao se comprometerem com essa ou aquela missão, para ela se preparam conscienciosamente antes do mergulho na carne.
4. De acordo com a Codificação Kardequiana, as Leis Morais dividem-se em quantas partes? Quais são elas?
De acordo com a classificação adotada pela Codificação Kardequiana, as Leis Morais se subdividem, para efeito de estudo, em dez leis: adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor e caridade.
5. De todas as Leis Morais, qual é a mais importante?
A última delas – a lei de justiça, amor e caridade – é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras.


Nota:
Eis os links que remetem aos 3 últimos  textos:





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário