quarta-feira, 12 de julho de 2017

Pílulas gramaticais (265)



Voltando ao tema colocação pronominal, pedimos ao leitor interessado nas questões gramaticais que assinale, nas frases abaixo, a única que se apresenta gramaticalmente correta:
a. Quanta honra encontrá-la!
b. Quanta honra dá-nos sua visita!
c. Se se pode ir, se vai.
d. Agora convenci-me da verdade.
e. Agora, amigo, se ajeite como quiser.
f.  Os miúdos corriam barulhentos, me pedindo dinheiro.
g. Dizia ele cousas engraçadas, se coçando todo.
h. Ficarei no lugar em que encontro-me. Tem sombra.
i.  Quando vi-me sozinho, tremi de medo.
j.  Nunca soube quem roubava-me nas medidas.
k. Ele falaria-me tudo, se o pressionasse.
l.  Te daremos novas oportunidades.
A primeira frase é a única correta. Eis todas as frases, feitas as correções devidas:
a. Quanta honra encontrá-la!
b. Quanta honra nos dá sua visita!
c. Se se pode ir, vai-se.
d. Agora me convenci da verdade.
e. Agora, amigo, ajeite-se como quiser.
f.  Os miúdos corriam barulhentos, pedindo-me dinheiro.
g. Dizia ele cousas engraçadas, coçando-se todo.
h. Ficarei no lugar em que me encontro. Tem sombra.
i.  Quando me vi sozinho, tremi de medo.
j.  Nunca soube quem me roubava nas medidas.
k. Ele me falaria tudo, se o pressionasse.
l.  Dar-te-emos novas oportunidades.
*
Você sabe que significa a palavra leniente?
Segundo o léxico mais conhecido, leniente é um adjetivo e significa: que tem lenidade, ou seja, brandura, suavidade, doçura, mansidão, leniência. 
Leniência, por sinal, é uma palavra muito utilizada atualmente no mundo jurídico, em que se fala com frequência dos chamados acordos de leniência.
Os acordos de leniência ocorrem quando um acusado participa do processo de investigação de um crime de ordem econômica. Como recompensa, o infrator pode ter a extinção da ação punitiva da administração pública ou a redução de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços) da penalidade, conforme estabelecido na Lei nº 12.529/11.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário