terça-feira, 8 de agosto de 2017

Contos e crônicas





De acordo com os passos será o caminho

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Muitos são os caminhos e para cada um haverá o seu sentimento, a sensação mais feliz ou não. O importante é que ninguém caminhará a nossa estrada, somente nós caminharemos o nosso caminho; o livre-arbítrio é tão certo como as estrelas no céu, a pureza da criança, as flores no campo, o sorriso no olhar de uma mãe quando o filho retorna, o brilho do sol numa manhã de primavera e o oxigênio que nutre o nosso corpo. Cada um caminhará a trilha que puder conquistar.
Tudo a seu tempo. Tudo ocorre de acordo com o progresso alcançado e essa lei é fiel a todos os seres, independente do estágio e dimensão. Sendo assim, quão necessária é a observação dos atos, sentimentos, pensamentos e palavras, pois tudo o que o coração criar pertencerá a ele, tudo é observado pela incomparável magnificência do Criador. Sem contar que toda atitude gera uma reação e se houver prejuízo ao próximo e ao meio, sem dúvida, a expiação e a reparação serão processos naturais no curso. Todo bem é luz; no entanto, o desajuste realizado é a aresta certa a ser aparada.
Sabe-se que há a porta mais estreita e a bem confortável e larga. Muitos e muitos ainda preferem a porta mais ampla, já que não estão bem comprometidos com “as exigências” para sentirem a paz, a leveza e o início do amor. Há que começar a deixar o fardo das ilusões materiais e valorizar as verdadeiras questões que libertam o coração.
Em vez de sofrer com o andamento infeliz, é considerável parar, analisar e pedir auxílio se não conseguir, sozinho, retomar a direção real cujos ensinamentos do Mestre são a cartilha perfeita e amorosa para os irmãos menores que tanto desejam encontrá-lo.
Quando se compreende que simplicidade, humildade, honestidade, progresso, fé, bondade, perseverança, amor, paciência, perdão são nobres características para o espírito, então, o orgulho, a vaidade, a maldade se encolherão e não encontrarão espaço nem condição de se mostrarem. E quanta paz se encontra na estrada abençoada na qual o coração verdadeiramente deseja estar.
Já que o curso dos passos leva ao equivalente caminho, de fato, não deveria haver nenhuma reclamação quando se perceber para onde eles se encaminharam. Mas a bondade do alto é magnânima e concede a retomada ao viajor enganado, pois embora grande parte das escolhas seja ainda de mais sofrimento, toda criatura, amorosamente, está predestinada a progredir e ser feliz, cada uma a seu tempo.
E como é maravilhoso observar a conquista por meio dos atos acertados. O que antes não havia circunstância, com esforço, aprendizado, dedicação e disciplina agora, pelo menos, é possível começar a vislumbrar e a sentir as pequeninas, mas notáveis, melhorias. Compreender o que é real e o que é ilusão e conseguir diferenciá-los, seguramente, é muito importante.
Se tudo o que nos chega, de alguma maneira, nós criamos, faz-se tão necessária a análise do que desejamos e também dos pensamentos e sentimentos que passeiam por nós, já que em nenhum momento poderemos reclamar da reação de cada ação.
E o sol sempre nasce dourado e com vida, pois já compreendeu que sua luz ilumina antes de tudo o seu próprio caminho.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário