quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pílulas gramaticais (271)



Já dissemos em diversas oportunidades que não se deve utilizar a palavra raça quando nos referimos aos diversos grupos que formam a espécie humana. Raça, em se tratando dos humanos, é uma só: a raça humana.
Em lugar de raça, usemos a palavra etnia quando quisermos designar os diferentes povos ou grupos culturais que compõem a imensa família humana que vive em nosso planeta.
A utilização da palavra etnia, em substituição a termos como nação, povo e raça, para designar as sociedades e grupos até então ditos primitivos, vem sendo recomendada desde o início do século 20.
Etnia significa: população ou grupo social que apresenta relativa homogeneidade cultural e linguística, compartilhando história e origem comuns; grupo com relativa homogeneidade cultural, considerado como unidade dentro de um contexto de relações entre grupos similares ou do mesmo tipo, e cuja identidade é definida por contraste em relação a estes. Neste último sentido, é o mesmo que grupo étnico.

*

Ponto cardeal é assim que se escreve; não é ponto cardial.
Ponto cardeal é designação comum às direções da rosa-dos-ventos que apontam para norte, sul, leste ou oeste, palavras escritas assim mesmo: com inicial minúscula.
Exemplos:
•  A chuva no norte do Estado fez muitos estragos.
• O navio rumava para o sul quando houve a explosão.
• No leste da Bahia está previsto forte temporal neste fim de semana.
A inicial maiúscula só deve ser usada quando se tratar de um substantivo próprio ou nome de região geográfica.
Exemplos:
    Vou conhecer o polo Sul.
  Persiste o desentendimento entre o Norte e o Sul.
    Cuiabá fica no Centro-Oeste.
    O Leste Europeu agora está em paz.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário