terça-feira, 5 de setembro de 2017

Contos e crônicas




Só temos no coração o que permitimos colocar

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

No coração caberá tudo o que desejarmos colocar. Se há pouco ou o que há não é tão bom, ou ainda não há o que se deseja, simplesmente somos os inteiros responsáveis. No entanto, sempre há o início para a transformação... e a eternidade é o tempo real.
Se somos os responsáveis pelo que vivemos, tão melhor o apreço ao que é benéfico, leve e mais iluminado, pois por meio da apreciação é que, de alguma forma, a compreensão começa a brilhar. A vida nos apresenta condições e estágios para o crescimento e a cada degrau conquistado mais gratidão nos preencherá junto de notáveis sentimentos que apenas com o esforço é que se pode senti-los.
Se o olhar busca o infinito é pelo fato de revigorar-se na direção abençoada dos olhos de Jesus que nos cuida. Se o olhar observa ainda mais o lindo movimento das flores e plantas que o vento provoca e não se incomoda com a sujeira que as folhas fazem é pelo motivo de a atenção estar mais leve e depurada. Se as recordações dos acontecimentos suspiram e sorriem é em razão de as lembranças estarem como realmente devem ser: com a bela essência. E se há mais palavras bondosas e pacientes proferidas, então o exercício pelo progresso está acontecendo de maneira harmonizada.
Em todo lugar e de toda maneira, haverá situações com as quais nos identificamos; as afortunadas sempre nos trarão paz e bem-estar e as opostas nos pesarão, porém, o livre-arbítrio é faculdade universal e escolheremos o que mais nos atrai a cada tempo.
Embora Deus seja o nosso criador teremos Dele apenas o que couber em nosso ser. Sua magnanimidade inquestionável deseja tanto o nosso entendimento, progresso na linha natural da evolução. Logo, tudo o que não nos agrada possa transformar-se em decisivo exemplo a não aumentarmos os cordões de distanciamento dos jardins floridos e perfumados os quais o nosso espírito realmente busca.
Tão certa é a sensação dos nossos atos e pensamentos. Como é denso o sentimento desequilibrado e, por vezes, não muito bondoso. Estados são transitórios, todo quadro mental é passível de renovação e à medida que as boas atitudes, os positivos sentimentos ganham determinação, naturalmente pinceladas de belas cores da alegria da vida começam a animar e o coração vai tornando-se mais leve e espaçoso para os abençoados preenchimentos da criação do Pai.
Se o universo individual é do tamanho do que é capaz de sentir e assimilar, que deseje, então, crescer para infinitas belas ocasiões ele vivenciar e conhecer. E se a breve prece não é suficiente, o coração deve estender-se em silêncio, recolhimento para alcançar cada vez mais a compreensão da nobreza que é viver e toda sua infinda forma de apresentar-se. Em todo acontecimento sempre há o lado positivo, mesmo que seja observado nele mais dor que paz, mas como já se sabe, para todos os seres há a completa razão de sua existência.
Acordemos quanto antes. Vamos ver os amanheceres e encantar-nos com os voos dos passarinhos libertos, com a alegria de um abraço que, por ele, podemos ser curados e curarmos também, vamos desapegar-nos de coisas e abrir mais espaço para o que é bom e renovador. Não nos esqueçamos de que só temos em nós o que permitimos colocar.
E perceberemos que a criança brincando no parque florido tem o coração bem mais feliz, basta observar o seu doce e sincero sorriso nos lábios e no seu olhar.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário